Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (07/03) a reformulação do Feed de Notícias do Facebook(Copiada TOTALMENTE do GOOGLE+), na sede da empresa, em Menlo Park, na Califórnia. A nova interface conta com um visual mais limpo e prático para a visualização dos conteúdos, que serão apresentados em abas no topo da página, permitindo que o usuário filtre as informações que vai receber. A ideia, segundo o CEO, é criar uma espécie de "jornal personalizado". Desde sua criação, há sete anos, o Facebook ainda não tinha realizado uma mudança significativa no Feed de Notícias, que, segundo o CEO, é um dos pilares da rede social.
A novidade já havia sido comentada pelo CEO da rede social em janeiro, em uma conferência para analistas financeiros. Zuckerberg havia adiantado que a ideia era criar um feed mais moderno e interessante, com mais espaço para fotos, vídeos e anúncios. "Anunciantes querem coisas realmente importantes, como amplas fotos ou vídeos, e, historicamente, a gente não vem proporcionando isso", disse o executivo.
Confira a galeria com a evolução do feed de notícias ao longo do tempo
O novo "News Feed"
A novidade representa a primeira grande reforma visual do Facebook desde o lançamento da linha do tempo, no final de 2011. De acordo com Mark Zuckerberg, a mudança tem como base a ideia de melhorar a experiência do usuário na rede social, o que também motivou a criação da busca social, em janeiro deste ano.
"O feed de notícias é uma das coisas mais importantes que nós construímos. Nós estamos mudando e ele precisa evoluir com essas mudanças. Além disso, as histórias em torno de você merecem ser exibidas com mais do que apenas texto", disse o CEO.
Ainda de acordo com Zuckerberg, a mudança do feed conta com três componentes principais: imagens maiores, múltiplas abas de informações e a consistência móvel. A ênfase nas fotografias e vídeos - que são muito maiores agora - tornam as histórias, contadas pelos usuários, mais visuais.
Se você percebeu que o novo design segue a linha do Google Plus, não se espante. Zuckerberg também está de olho nisso. "Estamos seguindo as tendências de design, e é claro que isso inclui grandes e envolventes fotos e um design limpo navegável", disse.
Os múltiplos feeds
Seguindo a ideia de organizar o conteúdo publicado e, dessa forma, tornar mais prática a navegação do usuário pela rede social, o novo Feed de Notícias vai contar com "mini-feeds", ou seja, abas que irão dividir tudo que é publicado por assunto. O Facebook já disponibiliza alguns tópicos, como todos os amigos, fotos, músicas, following, jogos e grupos. A novidade também permite que o usuário crie suas próprias abas, organizando o conteúdo da forma que achar melhor.
Na aba "todos os amigos", é possível ver todas as recentes atualizações de seus contatos. Em "música", será possível ver o que eles estão ouvindo, os shows que têm frequentado e as últimas novidades de artistas preferidos. Na aba "fotos" serão exibidas somente imagens postadas na rede social ou no Instagram - que pertence ao Facebook desde abril de 2012 - por seus amigos e por fan pages.
Em "following", no topo da página, o usuário pode escolher temas como esportes, games e música. Nela, ele poderá acompanhar posts de pessoas, empresas, páginas e sites em um só lugar. Já em "jogos", todos os apps de game que você jogar com seus contatos na rede social estarão disponibilizados.
A divisão de conteúdos vai permitir que propagandas sejam direcionadas para os usuários de forma mais ágil e eficaz, uma vez que as imagens e os vídeos serão apresentados em um tamanho maior. As fotos, por sua vez, serão dispostas como se estivessem em um álbum de fotos, podendo ainda ser visualizadas em tela cheia.
Conforme o que foi anunciado por Chris Cox, designer do aplicativo mobile da rede, todas as novidades estarão disponíveis na versão desktop e mobile da rede social. Segundo ele, o novo design foi pensado justamente para que ambas as plataformas o comportassem igualmente.
Cox ainda anunciou uma outra novidade do novo feed: o que o usuário mais gosta de ver será anunciado em primeiro lugar. Ou seja, as abas estarão disponibilizadas de acordo com o uso do internauta. "Se você acessa todos os dias seu feed de música, esse será o primeiro a ser exibido, no topo da página", disse.
Seguindo a mudança, o álbum de fotos da rede social também foi modificado, ganhando imagens maiores. A reformulação também traz destaque às notícias compartilhadas na rede, além de adicionar o logotipo da empresa que produziu o conteúdo compartilhado. Sem ficar de fora, a foto do perfil também aumentará de tamanho. Essa novidade também inclui as fan pages.
Apresentado por Julie Zhuo, diretora de design da rede social, o espaço central da rede, onde fica o feed de notícias, será maior, afinal, este é o espaço onde as histórias são contadas. "A ideia é permitir que o usuário navegue por onde ele quiser", afirmou.
De acordo com a designer, a partir de agora, os links que forem muito compartilhados apresentarão, no lado esquerdo, uma miniatura da foto do usuário que a compartilhou. A ideia é aproximar, cada vez mais, os usuários da rede.
Como se não bastassem todas as novidades, outra funcionalidade que a rede social vai trazer é a barra de rolagem. A partir de agora, um pequeno botão no topo da página irá indicar a existência de mais conteúdos a serem visualizados pelo usuário. Dessa forma, não será mais necessário "scrollar" a página. A função estará presente também na versão mobile do site.
O novo design da rede social será disponibilizado lentamente para os usuários, durante as próximas semanas. Procurada pelo TechTudo, a assessoria de imprensa do Facebook Brasil, afirmou que ainda não há uma data oficial para a disponibilização do novo feed por aqui. "Não há uma data definida de quando o novo layout do Feed de Notícias estará disponível para os usuários brasileiros. O processo de disponibilização será lento e gradual e ocorrerá aos poucos para os usuários de língua inglesa nas próximas semanas ", disse.
Para os usuários que quiserem testar a novidade, a rede social disponibilizou uma lista de espera. De acordo com as informações da empresa, o projeto deve chegar primeio às plataformas iOS e logo depois ao Android.
A última grande novidade anunciada pela rede social foi a busca por grafos, o Graph Search, lançado em janeiro deste ano. A busca social, que ainda não chegou ao Brasil, foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas com base nas conexões e dados dos usuários. Além disso, a rede está testando uma nova timeline, semelhante à do Google Plus, que está disponível apenas para usuários da Nova Zelândia.
Veja como vai ficar o novo feed de notícias do Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário